Grupo Ibérico de Águas balneares naturalizadas GIABN

O Grupo Ibérico de Águas balneares naturalizadas é uma associação de profissionais da área de planeamento e construção de piscinas biológicas/piscinas naturalizadas.

O Grupo está aberto para os profissionais da área bem como para promotores de projectos e proprietários e amigos de piscinas biológicas/piscinas naturalizadas.

O Grupo Ibérico foi criado para

- a troca de informações sobre o assunto entre profissionais, em especial para a divulgação de práticas adequadas na construção de piscinas naturalizadas,

- reunir conhecimento (científico) que ajude a todos,

- manter relações com investigadores nas universidades,

- a formação específica para os membros através de publicações, congressos e outras formas adequadas,

- criar uma marca de qualidade para a Península Ibérica,

- defender a ideia de instalação de equipamentos de águas balneares naturalizadas, especialmente perante entidades nacionais e internacionais, em especial organismos legisladores e reguladores,

- promover a colaboração ao nível internacional.

Para tornar-se sócio:

1. Faça download do anexo na sua língua.
2. Faça um print desta ficha de inscrição.
3. Mande a ficha preenchida e assinda por correio electrónico ou pelos correios à sede da associação.
4. Após admissão pela direcção do GIABN vai receber os documentos como novo sócio da associação.

Download: GI_Info.pdf (79 kB)

Piscinas naturalizadas

Na Península Ibérica e em conformidade de definições noutros países europeias se entende como piscina naturalizada ou lago de banho laminas de água para fins de lazer, impermeabilizados, dotados de uma parte destinada a banhos e uma outra destinada a depuração de água através de processos biológicos e mecânicos. O objectivo principal de uma piscina naturalizada é oferecer água de qualidade balnear consoante a legislação europeia e regulamentos internacionais. São excluídos todos os processos que usam químicos, raios UV, infra-sono e semelhantes. Um vazamento total é permitido apenas em casos excepcionais.

Directrizes

Partindo do princípio que em curto até médio prazo existirão também piscinas com tratamento biológico de uso público no território da Península Ibérica, o GIABN sinta a necessidade de uma definição correcta para o enquadramento legal, bem como métodos para a correcta avaliação da qualidade de água. Consciente desta falta de regulamento, os membros do Grupo Ibérico das Águas Balneares Naturalizadas GIABN, profissionais na área das piscinas com tratamento biológico, elaboraram esta proposta de regulamento para piscinas com tratamento biológico de uso público.

Download: Directrizes em português (100 kB)

IOB

O Grupo Ibérico de Águas balneares naturalizadas é sócio-fundador da Organização internacional de águas balneares naturalizadas (IOB).

IOB