1 de Julho de 2014 (Aljezur, Portugal)

1. Conferencia Ibérica de Piscinas com tratamento biológico

Estas piscinas, vulgarmente tituladas como biológicas, têm sido muito bem aceites em países da Europa Central como é o caso da Alemanha, havendo até algumas piscinas biológicas públicas que chegam a poder ter 5000 visitantes por dia. Em Portugal e Espanha a maioria das piscinas deste tipo existentes são projetos de uso familiar, contudo já existem alguns projetos de uso turístico.

O objectivo da conferência é informar os projectistas, designers, os organismos públicos sobre a gestão e assuntos da saúde de piscinas com tratamento biológico e promover o diálogo entre projetistas, cientistas e entidades públicas. A ausência de legislação nacional aplicável para piscinas com tratamento biológico, em Portugal bem como na Espanha, é responsável para uma falta de base para o enquadramento jurídico correcto, seja nos processos de licenciamento, seja na avaliação dos mesmos. Com o aparecimento de primeiros projetos públicos na Península Ibérica, ainda em fase de estudo, o Grupo Ibérico de Águas Balneares Naturalizadas sentiu a necessidade de convidar para esta conferência em Aljezur no dia 30 de Setembro de 2014.

O programa inclui assuntos como a eficácia de sistemas de tratamento biológico, a limnologia e bacteriologia de piscinas públicas com tratamento biológico. Apresentadores oriundos de Alemanha, Espanha, Portugal e Itália vão abordar assuntos de apoio financeiro para estas instalações públicas.
Um Presidente da Câmara vai falar sobre a gestão da piscina pública com tratamento biológico no município dele. Será apresentado uma proposta do GIABN de directrizes para Portugal e Espanha como ferramenta de regulamento destes equipamentos na Ibéria.

O Grupo Ibérico de Águas Balneares Naturalizadas GIABN é uma associação bi-nacional de profissionais da área de planeamento e construção de piscinas com tratamento biológico. O Grupo está aberto para os profissionais da área bem como para promotores de projectos, proprietários e amigos destas piscinas.

Piscinas com tratamento biológico é a denominação técnica correta destas instalações balneares conhecidas por piscinas naturalizadas, piscinas biológicas, eco piscinas e outras denominações semelhantes. Na Península Ibérica e em conformidade de definições noutros países europeias se entende como piscina com tratamento biológico laminas de água para fins de lazer, impermeabilizados, dotados de uma parte destinada a banhos e uma outra destinada a depuração de água através de processos biológicos e mecânicos. O objectivo principal de uma piscina com tratamento biológico é oferecer água de qualidade balnear consoante a legislação europeia e regulamentos internacionais. São excluídos todos os processos que usam químicos, raios UV, infra-som e semelhantes. A ideia surgiu nos anos 80 na Europa Central (Áustria e Alemanha) e na Península Ibérica as primeiras foram construídas há 20 anos.

Download: Programa preliminar da conferência (332 kB)